Ik mis Nederland

sábado, 18 de outubro de 2014

Hoje faz um mês desde que eu deixei a Holanda, um mês sem as minhas meninas, sem os hosts mais incríveis do mundo, sem escutar constantemente o holandês, sem a minha bike, sem os trens, sem Amsterdam... Um mês de saudades. Mas também um mês no qual eu matei outras saudades... Saudades do Brasil, da família, dos amigos, do Tobby, da comida mais deliciosa do mundo.

Voltar não é fácil... Na verdade, é bem mais difícil do que eu imaginei. Voltar é um mergulho no escuro e requer coragem. Eu ainda não sei bem o que fazer, qual o próximo passo a dar. Na Holanda essa parte era tão fácil, por maior que fosse a correria com as meninas durante o dia, eu sabia exatamente o que fazer em seguida. Eu sabia também que no final do mês ia arrumar as malas e explorar novos horizontes.

Agora, estou aprendendo a lidar com esse sentimento de perda, aprendendo a me achar de novo... Por mais que eu tenha voltado para algo já conhecido, ainda assim requer adaptação. Seja ao clima quente e seco, e até a dinâmica da casa que sempre foi minha. "Mãe, cadê as toalhas?", "Cadê os guardanapos?", "Qual o número da casa da minha madrinha?"

Eu voltei bem mais perdida do que estava quando fui para a Holanda. Mas tudo bem, porque isso mostra que eu estou fora da minha zona de conforto novamente. O que é muito bom, pois assim eu não vou sossegar até achar um novo caminho. Um caminho que me faça tão feliz quanto a Holanda me fez.

Ps: não posso afirmar com certeza se esse será ou não o último texto desse blog... Afinal de contas a experiência que eu tive na Holanda ainda está tão viva em mim, que eu sinto que em algum ponto talvez tenha algo mais para ser dito aqui. Esse intercâmbio deixou marcas e vai ficar pra sempre dentro do meu coração. Sou extremamente agradecida por tudo o que vivi lá, pelos sonhos realizados, as pessoas que conheci (principalmente pela host family que eu tenho), tudo o que eu aprendi... Acho que no fundo no fundo, esse ano laranja não vai acabar nunca. Então, já que é só uma questão de tempo até que essa 'holandesidade' toda aflore em mim de novo, só o que eu posso dizer é: Tot de volgende keer.


2 comentários:

Renata Oliveira disse...

Owwwnnn,, *-* Até eu to com saudades da Holanda depois de acompanhar o blog.. Beijos.. amo vc!

Nadja Kari disse...

que lindo demais... é muita saudades mesmo!!!!

Postar um comentário